sexta-feira, 17 de abril de 2009

Prece do Gaúcho - Dom Luís Felipe de Nadal - Bispo de Uruguaiana - Imagens

PRECE DO GAÚCHO

Dom Luis Filipe de Nadal
Bispo de Uruguaiana



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
e com licença do Patrão Celestial.
Vou chegando, enquanto cevo o amargo de minhas confidências,
porque ao romper da madrugada e ao descambar do sol,
preciso camperear por outras invernadas
e repontar do Céu, a força e a coragem
para o entrevero do dia que passa.
Eu bem sei que qualquer guasca,
bem pilchado, de faca, rebenque e esporas,
não se afirma nos arreios da vida,
se não se estriba na proteção do Céu.
Ouve, Patrão Celeste, a oração que te faço
ao romper da madrugada e ao descambar do sol:
"Tomara que todo o mundo seja como irmão!
Ajuda-me a perdoar as afrontas
e não fazer aos outros o que não quero para mim".
Perdoa-me, Senhor,
porque rengueando pelas canhadas da fraqueza humana,
de quando em vez, quase sem querer,
eu me solto porteira afora...
Eta potrilho xucro, renegado e caborteiro...
mas eu te garanto, meu Senhor,
quero ser bom e direito!
Ajuda-me, Virgem Maria, primeira prenda do Céu.
Socorre-me, São Pedro, Capataz da Estância Gaúcha.
Pra fim de conversa, vou te dizer meu Deus,
mas somente pra ti,
que tua vontade leve a minha de cabresto
pra todo o sempre e até a querência do Céu.
Amém.



Imagens: Canguçu, RS
Fotos: Loila
Ver:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Filipe_De_Nadal


6 comentários:

  1. A ti, meu velho querido, de joelhos no chão ofereço
    Este rústico adereço, trançado de couro cru
    E esta prece xiru, que rezo trançando o dedo
    Já que não guardo segredo, prá um amigo que nem tu.

    Te foste como outros foram, para o velho pago do além
    Onde um dia eu também, eu quero bolear a perna
    E Patrão que nos governa, que por certo é teu amigo
    Há de ser bueno comigo, aí na querência eterna.

    Já que não fui nem a sombra, do que foste velho santo
    Uma coisa eu te garanto, sempre me orgulhei de ti
    Pois contigo eu aprendi, o que é honra e coração
    E esta xucra tradição, pelo pago onde eu nasci.

    "PRECE", chamamé de José Mendes e Jaime Caetano Brown.

    ResponderExcluir
  2. TIA LOILA SAO PESSOAS ESPECIAIS COMO VOCE QUE AO LONGO DO TEMPO ADQUIRUI TANTA ESPERIENCIA E HOJE NOS MOSTRA COISAS E AINDA NAO CONHECEMOS TA SCHON MELHOR TA 10

    ResponderExcluir
  3. sao com pessoas alegre que temos que conviver no dia dia parabens por essa grande iniciativa diego colombo

    ResponderExcluir
  4. Olá! Obrigada pelo incentivo. Diego, Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Anônimo, agradeço a Deus pela iluminação que recebi e por te agradar. Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  6. Barbaridade prenda amada que O patrão celestes sempre cuide ti....

    ResponderExcluir