quinta-feira, 9 de julho de 2009

BOAS-NOVAS SOBRE A MAÇÃ

Coração protegido
Diz o ditado americano que comer uma maçã por dia é a receita para manter-se longe das doenças e, portanto, do consultório médico. Estudiosos espanhóis também apostam nessa fruta como garantia de longevidade. Eles observaram que o fruto da macieira ajuda a controlar os níveis de colesterol, triglicérides e glicose no sangue. A pectina - um tipo de fibra solúvel, presente na polpa da maçã e capaz de arrastar gorduras para fora do organismo - está por trás dessa ação, diz a pesquisadora Maria Amaya Aleixandre, uma das autoras do trabalho, que foi realizado na Universidade Complutense, em Madri.

Livre da úlcera
Que tal forrar o estômago com a fruta? Cientistas da Universidade Federico II, na Itália, garantem que ela preserva as paredes do órgão e, assim, mantém mais distante o perigo da úlcera. Eles comprovaram esse benefício por meio de um estudo com ratos. O pesquisador Vincenzo Fogliano, um dos autores, explica: Os polifenóis da maçã atenuam a acidez. E a acidez, como se sabe, tem boa parcela de culpa na doença.

1 Fuji: sua polpa é aromática, de coloração amarelo-clara, firme, crocante, de sabor levemente ácido.
2 Gala: o gosto, que resulta do balanço perfeito entre ácidos e açúcares, cai em cheio na preferência de todos, sobretudo da criançada.
3 Red: também chamada de maçã argentina. A polpa é esbranquiçada e pouco suculenta.
4 Granny smith: um dos tipos de maçã verde mais encontrados aqui no Brasil. A polpa, branca com estrias verdes, é firme, crocante, suculenta e ácida.

Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0300/nutricao/conteudo_288661.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário