quinta-feira, 30 de abril de 2009

Origem da Oração da Paz - Francisco de Assis - Oração em Francês - Imagens - Canguçu - RS - Brasil




Oração de São Francisco de Assis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Oração da Paz,também denominada de Oração de São Francisco, é uma oração de origem anônima que costuma ser atribuída popularmente a São Francisco de Assis. Foi escrita no início do século XX, tendo aparecido inicialmente em 1912 num boletim espiritual em Paris, França.
Em
1916 foi impressa em Roma numa folha, em que num verso estava a oração e no outro verso da folha foi impressa uma estampa de São Francisco. Por esta associação e pelo fato de que o texto reflete muito bem o franciscanismo, esta oração começou a ser divulgada como se fosse de autoria do próprio santo.
Belle prière (bela prece)

Seigneur, faites de moi un instrument de votre paix.
Là où il y a de la haine, que je mette l’amour.
Là où il y a l’offense, que je mette le pardon.
Là où il y a la discorde, que je mette l’union.
Là où il y a l’erreur, que je mette la vérité.
Là où il y a le doute, que je mette la foi.
Là où il y a le désespoir, que je mette l’espérance.
Là où il y a les ténèbres, que je mette votre lumière.
Là où il y a la tristesse, que je mette la joie.
Ô Maître, que je ne cherche pas tant à être consolé qu’à consoler, à être compris qu’à comprendre, à être aimé qu’à aimer, car c’est en donnant qu’on reçoit, c’est en s’oubliant qu’on trouve, c’est en pardonnant qu’on est pardonné, c’est en mourant qu’on ressuscite à l’éternelle vie.
La Clochette, n° 12, dec. 1912, p. 285.

Imagens: Camélias Brancas - Canguçu, RS, Brasil

Fotos: Loila Teresinha Cunha de Matos

Ver:

16 de setembro de 2016

Programa Encontro com Fátima Bernardes - Fagner canta Oração de São Francisco

3 comentários:

  1. Olha só que interessante: a Oração da Paz (nem por isso menos bonita e profunda) não é nem do médium Chico Xavier, nem do espírito Emmanuel e nem do santo São Francisco de Assis. Tem quase 100 anos, é francesa, mas de origem anônima. Vivendo e aprendendo...

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosbak!Agradeço mais uma vez tua colocação sobre a oração de "Francisco de Assis", como costumamos dizer, pois assim inspirou-me a postar a origem desta pérola filosófica, sociológica, religiosa, psicológica...inspiradora: SENHOR, FAZEI-NOS INSTRUMENTOS DE VOSSA PAZ! "PAZ E BEM ! SAUDAÇÃO FRANCISCANA"

    ResponderExcluir
  3. E agora no original, em francês, nunca tinha visto, chegou a me dar um arrepio de emoção, que coisa diferente e maravilhosa, valeu a espera.

    ResponderExcluir